Vou parar de retirar as cutículas, e agora?! – Diário do PI (protocolo de inicialização)

Olá pessoas,

Voltei!

Já faz tempo que eu venho tentando parar de tirar as cutículas, além de ser algo ruim para a saúde das unhas, é um tempo que perco na hora de esmaltar. Fora que para as fotos que tiro para o blog eu tenho que ter muito cuidado, pois, se machucar um dedo ficará feio nas fotos, e mesmo não machucando, meus dedos ficam muito vermelhos em volta das cutículas.

Foi com isso que decidi fazer este post, criar um “Diário da Cutícula”, para que assim eu consiga me controlar e manter o foco nesse processo de parar de arrancar essa proteção das unhas. Com isso eu vou conseguir ver como as minhas cutículas tem se comportado, se afinal, está valendo todo o esforço e cuidado com elas, ver toda a evolução. Já que não é a primeira vez que eu tento, se você me acompanha aqui a mais tempo já deve ter lido algum post sobre unhas eu falando sobre isso.

Normalmente eu consigo ficar em torno de duas semanas sem cutilar, mas vai chegando na quarta semana eu começo a ficar incomodada com toda essa pele que fica para cima dos dedos. Mesmo hidratando as mãos e cutículas quase o tempo todo, e mais intensamente antes de dormir, eu sinto que elas ficam salientes, mas, não com pelinhas soltando.


Por que decidi parar de cutilar as unhas?

Como já disse mais a cima, como blog eu tenho notado que além de demorar mais tempo na hora de esmaltar as unhas, o resultado final fica diferente. As pontas dos dedos em volta das cutículas ficam avermelhadas e as pelinhas ficam saltando, o que para o resultado final em fotos me incomoda um pouco.

Não me lembro de quando ao certo comecei a cutilar as unhas, mas, toda vez que me recordo de esmaltar as unhas, lembro do alicate nas mãos. Minhas unhas sempre foram fracas, mas, de uns tempos para cá tenho notado elas mais estriadas, com ondulações que não tinham. As cutículas sempre foram muito fininhas, os dedos eram sempre machucados por conta disso.

Como já faz tempos que eu fico nesse processo vicioso de cutilar as unhas mesmo não tendo nada ali, o organismo entende que aquela barreira que protege os meus dedos precisa de proteção. Com isso, a cutícula cresce cada vez mais grossa.


E agora? Como vai ser o cuidado?

Eu já li alguns posts na internet orientando as pessoas nesse processo de parar de usar alicates, vi alguns vídeos também, porém muitos deles não falam se a cutícula se regenera se você deixa-la ali paradinha e continuar só cuidando. Essa parte tem me deixado muito confusa, não sei se as cutículas irão ficar finas apenas com esses cuidados, já que eu as retiro há anos.

Algumas das dicas que vi na internet para quem quer começar esse processo foram:

  • Hidratar sempre;
  • Fazer esfoliação nas cutículas (com escovinha ou açúcar e mel);
  • Usar luvas nos afazeres domésticos;
  • Empurrar as cutículas com cuidado usando espátula;
  • Retirar apenas as pelinhas que ficam para cima (que eu não faço ideia qual seja)

Bem, a Dani Honorato do blog Unha Bonita ensina o PI (Processo de Inicialização), vou deixar o vídeo aqui para vocês verem e entender o que eu estou falando neste post. Ela também vende uma canetinha especifica para a hidratação das unhas, mas, ainda não tive a oportunidade (leia-se dinheiro) de comprar. Amo acompanhar o trabalho da Dani e me despertou essa vontade foi a própria.

Nesses dias que comecei a tentar o processo eu tenho usado Bepantol, creme para mãos (diversos), Cera Nutritiva da Top Beauty e Mira Cuticle da Avon. Sempre que tenho um tempinho durante o dia eu aplico e faço massagem nos dedos, mas nem sempre rola então o ritual tem ficado mais para a noite. Vamos ver como esses produtos irão me ajudar e se realmente são bons para isso. Talvez eu compre mais algum produto específico para cutículas.

Como vou começar a registrar tudo aqui no blog a partir de hoje vou deixar fotos das cutículas aqui para ter como comparar em breve. Minhas unhas estão muito estriadas, com ondulações, mas de espantar, estão fortes. Tem tempos que não sei o que é me irritar com uma unha quebrada. Hoje elas estão pequenas, vão continuar no formato oval, pois justamente nesse formato minhas unhas têm resistido mais a quebra.

E vocês pessoas, como é o processo que fazem na hora de embelezar as unhas? Retiram as cutículas ou nunca fizeram isso (queria!)? Ou está parando com esse vício? Me conta aqui nos comentários qual a sua opinião sobre isso, se você retira ou se parou, como foi esse processo para você! Ajuda a mana aqui também! 😀 Se tiver alguma dica pode deixar nos comentários que eu vou amar ler!

Se você gostou desse conteúdo e não quer perder nenhum post sobre esse assunto já me segue nas redes sociais, eu estou sempre pelo Instagram, cadastre o seu e-mail no nosso newsletter para receber uma notificação sempre que um post novo for publicado por aqui. Também estamos no Facebook, tudo que é publicado aqui vai direto para lá, curta a nossa página e fique por dentro de tudo que acontece no blog!

Um super beijo para vocês,

Até o próximo post!

Tchaaaau


Me acompanhe nas redes sociais:

»Facebook                  »Instagram                 »Twitter                  »Pinterest

Follow my blog with Bloglovin

Escrito por

Carioca de 28 anos, casada, cristã, uma sonhadora que ama tudo que envolve o universo feminino, adora viajar na internet e nesse mundão quando dá, curte fotografias amadoras até se arrisca fazendo umas, tem aparência forte mas é super sensível e delicada mas não leva desaforo pra casa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.