Duolingo: Aplicativo para Aprender Idiomas

Hey pessoas!

Já tem um bom tempo que eu venho utilizando esse aplicativo o Duolingo e a cada atualização eu me deparo com uma novidade, com algo de melhor nele. Eu queria muito ter uma noção suficiente para conseguir colocar tudo sobre ele em um único post, tanto sobre a versão gratuita que é a que eu utilizo quanto à versão paga, por isso a demora em vir aqui falar sobre ele para vocês.

Pra você que ainda não sabe o que se trata esse aplicativo eu vou te explicar. Ele é um aplicativo que ensina inglês e vários outros idiomas de maneira fácil, divertida e gratuita. Possuindo também a versão paga, onde você consegue usar por uma semana grátis. Porém, o aplicativo só te permite usar essa uma semana grátis se você se comprometer em após o uso comprar entre um mês no valor de R$31,90, ou 12 meses por $259,90 e 6 meses por $154,90. O que pra mim não torna o uso por uma semana um teste, já que antes de usar você tem que escolher um plano para utilizar após o período. Vacilo! Acredito que até dê para cancelar mas, é melhor não arriscar.

“Ah Dayane, mas por que você está fazendo esse post?”. Então, pra quem me conhece sabe bem que eu tenho muita vontade de aprender um idioma, principalmente o inglês, e se você acompanhou a TAG 52 Semanas deve ter visto na semana de numero 46 onde eu tinha que responder a seguinte pergunta: “Parece que todo mundo sabe, menos eu…” acabei incluindo isso, clique aqui para conferir a resposta completa.

Já vinha usando esse aplicativo desde essa época, mas, não tão frequente como esse ano. Passei a dedicar mais do meu tempo esse ano a aprender pelo aplicativo, e tem dado muito certo. Em alguns momentos me pego conseguindo ler ou entender uma ou duas frases.  Mas, devo lembrar aqui que antes de chegar neste aplicativo eu baixei outros, porém a melhor experiência que tive foi com ele.

E hoje, larguei de mão a preguiça e decidi escrever sobre ele, te mostrar que dá sim para aprender uma língua estrangeira com um aplicativo gratuito e sozinho. Vamos lá?

Vamos explanar primeiro a versão gratuita, que é a que eu tenho utilizado desde o inicio, tanto pelo celular quanto no computador, sim também dá para usar no computador. É um aplicativo que requer rede de internet, não funciona offline, mas se o seu 3G é bom a razoável você consegue fazer algumas lições sem consumir todo o seu pacote de dados.

No total são 7 módulos (acredito que possa aumentar com o passar das atualizações), cada um deles possuem conteúdos específicos onde dentro dele você aprende sobre várias situações, palavras, conjugação e etc. Em cada conteúdo você tem níveis e atividades específicas sobre o tema abordado, que vão até o nível 5, em cada nível a quantidade de perguntas e atividades vai aumentando e no final quando você alcança o nível 5 você pode continuar treinando caso não tenha entendido, ou por que esqueceu algo pode voltar.

As atividades são da seguinte forma: você tem que traduzir uma frase para o português ou para o inglês, escrever o nome da figura que eles te apresentam em inglês, falar uma palavra ou frase em inglês, escrever uma frase depois de ouvi-la em inglês. Caso no momento em que você esteja utilizando o aplicativo você não consiga ou não possa utilizar o microfone para falar ou fones para ouvir a frase que o aplicativo pronuncia ele te dá à opção de desligar e voltar a ser ativado depois de 1 hora. Essas formas de estudo são tanto pelo aplicativo quanto pelo computador.

Mas não se assuste se assim como eu você não sabe nada de inglês ou qualquer outro idioma (vou focar no inglês por que é o que eu estou fazendo oK?), antes dele te exigir escrever alguma palavra ou frase ele te ensina repetidamente as palavras, de maneira bem simples no inicio, depois começa a ficar mais ‘difícil’.

Usando o programa pelo celular, em cada lição caso você erre a questão uma vida sua é retirada (no caso o aplicativo chama de energia), num total você possui 5 vidas, onde elas se renovam uma a cada 4 horas, muito tempo né? Porém você consegue fazer exercícios extras para ganhar vidas ou assistindo propagandas de 30 segundos também ganha uma vida. As propagandas aparecem apenas no aplicativo pelo celular, não as notei usando pelo computador. Dessa forma, além de você treinar mais um pouco das palavras que você aprendeu você ainda recarrega sua energia, muito bom!

Porém, se você estiver com muita pressa para conseguir mais vidas, você também possui a opção de comprar. Mas não se assuste que não é dinheiro real! Uffa! A cada módulo que você completa você ganha 50 cristais, podendo dobrar se assistir um anúncio. Então são com esses cristais que você consegue comprar as coisas dentro do aplicativo. Diariamente você também ganha cristais se obtiver o seu objetivo diário de lições, onde você mesmo estipula a sua meta onde seria quanto tempo vai passar fazendo lições. Atualmente a minha meta é a “Séria – 15 minutos por dia”, mas acredito que acabo passando disso.

Na aba meu perfil você consegue ver suas conquistas, com elas também se ganha cristais, e ainda é mais estimulante se no caso você for competitivo como eu a querer conquistar essas medalhas o mais rápido possível. Nessa aba além das conquistas você consegue seguir amigos que também utiliza o aplicativo ou até mesmo fazer novos amigos, além de configurar a sua conta, com foto, senha e etc.

Em clubes é a parte onde você pode praticar o que já aprendeu de diversas formas, ouvindo e respondendo, colocando legendas em imagens aleatórias, conversar com o clube, enfim nessa aba você irá praticar com outras pessoas! Além de acompanhar o seu ranking semanal de pontuações, pois em cada lição concluída você ganha 10XP que vai acumulando durante todo o seu uso no aplicativo.

E em lojas é o lugar onde você irá gastar os seus cristais comprando pacotes de vidas, unidades bônus, dobro ou nada, bloqueio de ofensivas e escudo energético. Não disse ainda, mas, cada dia que você utiliza o aplicativo você mantém uma ofensiva, mas, não basta só abrir o aplicativo tem que cumprir a meta que você estipulou de lições diárias. Ou se você no dia não conseguir parar para fazer sua lição é só comprar o pacote de bloqueio de ofensivas, assim você mantém a quantidade de dias em uso bloqueada, quando voltar no outro dia estará não voltará a contar do zero.

Na versão pelo computador não muda muita coisa, só uma coisa maravilhosa que é não tem vidas, ou seja, se você errar algo na sua lição você não perde vidas. Logo, você consegue fazer mais lições em um dia, mesmo errando o quanto que for.

Uma dica boa é você usar o google tradutor, quando não souber o significado ou estiver com duvida de como se escreve. No próprio aplicativo você consegue ver a tradução se clicar na palavra que eles te dão, mas, não é tão simples pois eles não te dão na ordem ou qual a palavra certa a se empregar na frase. Então, vale apena baixar o aplicativo do tradutor ou abrir a pagina no computador quando começar a usar. Não é malandragem, é apenas uma forma de tirar sua dúvida!

A versão paga tem as suas vantagens que são: sem anúncios, cursos offline, recuperação mensal de ofensiva, escudo energético, teste de progresso. O valor é de 6,99 dólares por mês, ou seja, hoje ele custa um total de $324,65.  O aplicativo te dá uma semana de uso da versão plus de graça, como um teste. Eu ainda não testei, pois não me incomodo muito com os anúncios, são rápidos e dá para pular.

Hoje eu não vou te dizer que meu nível de inglês já está fluente, mas se comparado ao que eu sabia antes de começar a usar o aplicativo, eu já sei muita coisa! Como já disse, consigo entender algumas frases, viajar talvez eu já consiga rs. Enfim, a cada módulo conquistado eu fico mais feliz e aprendo um pouco mais. O objetivo agora é começar a assistir filmes e séries originais, para quem sabe depois sem legendas! Ah músicas em inglês também ajudam muito, mas, procure cantores que cantem músicas mais lentas assim você consegue entender o que o cantor pronunciou rs.

Então, se assim como eu você quer aprender uma língua estrangeira, mas não tem condições no momento de pagar um curso, baixe o aplicativo e dedique uma parte do seu tempo treinando e aprendendo a cada dia um pouco mais com o Duolingo, aproveita que é de graça! Como o próprio aplicativo diz: “O que 15 minutos de redes sociais te proporcionam”? Ou algo do tipo rs, mas vale a reflexão, vamos usar mais o nosso tempo aprendendo coisas novas, fazendo coisas mais úteis.

E aí pessoas, o que acharam desse aplicativo? Já usavam? Conhece outro aplicativo que faça o mesmo que ele ou até mais? Conta-me aqui nos comentários o que achou, me responde vai, vamos papear trocar dicas!

Já se inscreve no nosso newsletter para receber em seu e-mail notificações sempre que um post novo for publicado por aqui ou se você é das redes sociais já corre para nos seguir em todas as redes!

Um super beijo para vocês!

Até o próximo post,

Tchaaaau


Me acompanhe nas redes sociais:

»Facebook                  »Instagram                 »Twitter                  »Pinterest

Follow my blog with Bloglovin

Escrito por

Carioca de 28 anos, casada, cristã, uma sonhadora que ama tudo que envolve o universo feminino, adora viajar na internet e nesse mundão quando dá, curte fotografias amadoras até se arrisca fazendo umas, tem aparência forte mas é super sensível e delicada mas não leva desaforo pra casa!

4 comentários em “Duolingo: Aplicativo para Aprender Idiomas

  1. Eu tenho o app e gosto bastante. Tenho que me dedicar mais a ele. Tenho gasto mais tempo em redes sociais, mesmo sendo a trabalho, mas preciso me dedicar ao estudo de uma língua.

    😍❤️

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.