Passei no CRC e agora?

Passei no CRC e agora?

Eu me fiz exatamente essa pergunta e devo confessar que foi um pouco difícil encontrar a resposta que eu precisava e queria ler/ouvir. Fiz aquela famosa pesquisa no Google, viajei por várias páginas, blogs, artigos, enfim nada me respondeu como eu queria. Perguntei aos colegas de trabalho que já haviam passado por isso, mas, muita coisa mudou com o tempo. A dúvida ainda continuou depois disso tudo. A forma que encontrei para solucionar meu problema foi tentando. Me joguei e fui na fé tentar tirar essa bendita carteirinha. Como sou uma boa pessoa pensei: “Por que não fazer um post para ajudar os futuros amigos de profissão?”.

No dia em que fui ao conselho aqui no Rio eu percebi que muitos dos que estavam na fila de espera também estavam lá mais para tirar suas dúvidas e mal sabiam se já sairiam dali com o seu registro ou não. O que não era diferente comigo.

Como percebi ser algo muito embolado e pouco dito, o que mais ouvimos é: “Você precisa ter o seu CRC, precisa passar na prova!” e blá blá mas, e depois que você passa? Resolvi deixar um passo a passo do que eu fiz e deu certo comigo, espero muito ajudar a outras pessoas. Vamos lá?

1º passo: Após você verificar que foi aprovado, que conseguiu fazer a quantidade de pontos solicitada na prova, você deve aguardar que a banca divulgue essa lista de aprovados e publique no Diário Oficial. Logo em seguida a essa divulgação eles disponibilizam um certificado de aprovação, você vai precisar disso;

2º passo: Fazer um pré registro no site do CRC (clique aqui), lá você terá de preencher alguns dados como endereço, telefones, escolaridade, etc. No final desse cadastro ele irá gerar para você alguns documentos importantes, tais quais são: um formulário de requerimento contendo todos os dados já informados por você (atente-se em preencher corretamente), um formulário de requerimento de carteira de identidade profissional e duas guias (boletos) para pagamento.

3º passo: Você precisará pagar essas duas guias já ditas acima, um boleto custa R$63,00 que é referente à sua carteirinha e o outro custa R$305,58 referente à anuidade do ano (lembrando que os valores apesentados são referentes ao ano de 2019, pode ser que mude). A primeira anuidade costuma-se ter desconto quando se dá entrada no inicio do ano, caso tenha sido aprovado no final do ano e tenha dado entrada o valor será proporcional.

4º passo: Junte os formulários impressos mais os comprovantes e guias pagas, duas fotos 3×4, comprovante de residência, titulo de eleitor, identidade, certidão de nascimento ou casamento caso já seja casado, certificado de aprovação no exame de suficiência, certificado de conclusão da faculdade, se você ainda não possui o diploma você pode solicitar a faculdade o Histórico escolar e declaração contendo a indicação do ato normativo do órgão competente que reconheceu o curso, informando que o requerente concluiu o curso, tendo sido diplomado, devendo conter: nome do requerente, data de nascimento, filiação, nome do curso concluído, sua carga horária e data da colação de grau. (NÃO SERVE DECLARAÇÃO COM DATA PREVISTA PARA COLAÇÃO DE GRAU). Juntou isso tudo? Você já está pronto para ir ao conselho dar entrada no seu registro.

5º passo: Agora com todos os documentos e boletos em mãos você está pronto para ir ao conselho, dica: o boleto tem que ter ao menos um dia de pago para constar no sistema. No conselho você irá entregar todos os documentos que serão digitalizados na hora, irão colher suas digitais e assinaturas. E pronto! O prazo para entrega da carteirinha varia entre 30 a 60 dias, mas, você já sai de lá com seu número de registro e pronto para prestar concursos e tudo mais. Ah, vale lembrar que depois desse prazo você receberá um e-mail (fique atento sempre ao seu e-mail) notificando para ir buscá-lo no conselho.

Eu ainda estou na fase da espera da carteirinha, bem ansiosa! Rs E vocês como estão no processo para retirar o seu registro em contabilidade? Conhece alguém que faz o curso de Contábeis e ainda não passou por isso? Que tal já mostrar esse post para ele? Já fez alguma vez a prova do conselho? Me conta aqui o que você achou do post, se te ajudou de alguma maneira. E se precisar de algum esclarecimento, tiver dúvidas sobre algo deixa um comentário que responderei o mais rápido possível. Lembre-se a sua dúvida pode ser de mais pessoas!

Se você leu até aqui, que tal aproveitar e se inscrever no nosso newsletter, assim você receberá sempre em seu e-mail notificações quando um post novo for publicado por aqui e não perderá nenhuma novidade.

Tchaaaau 👋🏻

Até o próximo post!

Me acompanhe nas redes sociais:

»Facebook                  »Instagram                 »Twitter

Também estamos no Bloglovin:

Follow my blog with Bloglovin

Escrito por

Carioca de 28 anos, casada, cristã, uma sonhadora que ama tudo que envolve o universo feminino, adora viajar na internet e nesse mundão quando dá, curte fotografias amadoras até se arrisca fazendo umas, tem aparência forte mas é super sensível e delicada mas não leva desaforo pra casa!

5 comentários em “Passei no CRC e agora?

  1. Não sabia que você era contadora, eu comecei a fazer ciências contábeis em 2014, por não ter me identificado com o curso acabei desistindo. Não é a minha praia. Antes de decidir o curso pensei somente na questão financeira e no mercado de trabalho, não considerei pensar no que eu realmente gostava. Não pretendo cometer o mesmo erro. rs

    Curtido por 1 pessoa

    1. Mulher!! Queria eu ter desistido a tempo! Kkkk Hoje eu não me vejo o resto da minha vida nessa área, estou tentando me encontrar! Você fez o certo, não adianta trabalhar só por dinheiro, se não gosta acaba perdendo o estímulo e vontade de trabalhar!
      Bjs 💋

      Curtido por 1 pessoa

      1. Verdade. Mas espero que você consiga encontrar o que realmente gosta de fazer. Acredito que o ser humano pode se reinventar a qualquer momento da vida. O importante é se sentir realizado.
        Um abraço!

        Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.